Morre Marcelo Miranda, o segundo governador da história do estado, aos 87 anos
Marcelo Miranda será velado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) quarta-feira (24), a partir das 8h
24/06/2026
O cenário político de Mato Grosso do Sul está em luto. Faleceu nesta terça-feira (23), em Campo Grande, o ex-governador Marcelo Miranda, aos 87 anos. Ele estava internado há cerca de 20 dias em um hospital particular na capital, tratando um quadro de pneumonia, e acabou não resistindo, vindo a falecer por falência múltipla dos órgãos, complicados por seu histórico de problemas cardíacos e renais.
Um pioneiro na construção do estado
Marcelo Miranda Soares, natural de Uberaba (MG), foi uma figura central no processo de criação e estruturação de Mato Grosso do Sul. Engenheiro civil por formação, ele teve uma trajetória marcada por grandes obras de infraestrutura antes mesmo da fundação do estado, destacando-se na construção da barragem de Jupiá e na expansão da malha rodoviária regional.
Sua carreira política foi vasta e fundamental para a consolidação administrativa do novo estado:
Prefeito de Campo Grande: Administrou a capital entre 1977 e 1979.
Governador (Nomeado): Com a criação do estado, tornou-se o segundo governador da história de MS, exercendo o cargo entre 1979 e 1980. Durante esse período, foi responsável por iniciativas estratégicas, como a eletrificação entre Campo Grande e Corumbá e o incentivo à criação de novos municípios.
Senador da República: Representou Mato Grosso do Sul no Senado Federal de 1983 a 1987.
Governador (Eleito): Retornou ao comando do Poder Executivo estadual pelo voto direto, governando de 1987 a 1991.
Homenagens e despedida
Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao estado, o governador Eduardo Riedel decretou luto oficial de três dias em Mato Grosso do Sul. O corpo de Marcelo Miranda será velado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), em uma cerimônia aberta ao público, que terá início na quarta-feira (24), a partir das 8h.
Um pioneiro na construção do estado
Marcelo Miranda Soares, natural de Uberaba (MG), foi uma figura central no processo de criação e estruturação de Mato Grosso do Sul. Engenheiro civil por formação, ele teve uma trajetória marcada por grandes obras de infraestrutura antes mesmo da fundação do estado, destacando-se na construção da barragem de Jupiá e na expansão da malha rodoviária regional.
Sua carreira política foi vasta e fundamental para a consolidação administrativa do novo estado:
Prefeito de Campo Grande: Administrou a capital entre 1977 e 1979.
Governador (Nomeado): Com a criação do estado, tornou-se o segundo governador da história de MS, exercendo o cargo entre 1979 e 1980. Durante esse período, foi responsável por iniciativas estratégicas, como a eletrificação entre Campo Grande e Corumbá e o incentivo à criação de novos municípios.
Senador da República: Representou Mato Grosso do Sul no Senado Federal de 1983 a 1987.
Governador (Eleito): Retornou ao comando do Poder Executivo estadual pelo voto direto, governando de 1987 a 1991.
Homenagens e despedida
Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao estado, o governador Eduardo Riedel decretou luto oficial de três dias em Mato Grosso do Sul. O corpo de Marcelo Miranda será velado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), em uma cerimônia aberta ao público, que terá início na quarta-feira (24), a partir das 8h.
Compartilhar
ENVIAR NO WHATSAPP